Questões Contemporâneas: Patrimônio Arquitetônico e Urbano

R$ 29,00
Quantidade disponível: 5

As expressões de um determinado período de uma sociedade estão representadas na sua organização espacial através da arquitetura, do urbanismo, do paisagismo; nas suas manifestações artísticas (música, folclore etc.); nas formas de fazer e viver.... Elas constituem, assim, o seu patrimônio cultural.
Diante dos perigos crescentes que ameaçam, mais especificamente, o patrimônio arquitetônico e edificado, ocasionados pela ação do tempo, da natureza, das negligências humanas que ocasionam sua deterioração, descaracterização, demolição e das novas construções em desarmonia com o patrimônio preexistente, a sociedade tem o dever de protegê-lo e salvaguardá-lo.
Entende-se como salvaguarda a identificação, proteção, conservação, restauração, reabilitação dos conjuntos históricos ou tradicionais e de seu entorno. Essas ações conservam a essência do patrimônio e a sua autenticidade, permitindo sua transição para o futuro.
Nesse volume, estão palestras de vários especialistas do Brasil, da América Latina e da Europa, proferidas no âmbito do XII Congresso Internacional de Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico e Edificado, realizado em Bauru, em outubro de 2014. Os autores foram convidados a revisá-las, transformando-as em texto, para que suas experiências pudessem ser compartilhadas com um público maior. Julgamos que o conteúdo de cada uma delas é importante para a alimentação do debate atual sobre o patrimônio. Boa leitura!

 

Informações adicionais

 

Organizadores Rosío Fernández Baca Salcedo e Vladimir Benincasa
Formato 16x23 cm
Páginas 164
Acabamento Brochura
ISBN 978-65-7917-417-9
Ano de Publicação 2017
Edição 1
• Prazo para postagem:
• Código do produto: 68FD8E
• Quantidade mínima: 1
Veja também