Rio+20 entre o clima e a economia

Preço sob consulta
Quantidade disponível: 100

EBOOK GRATUITO!

Para fazer o download do livro gratuitamente, clique no botão ao lado e salve o arquivo PDF (aprox. 2mb) em seu computador. Não é necessário clicar em comprar


Enquadramentos discursivos nas revistas brasileiras

No discurso jornalístico, há a confluência de poderes, circunstâncias e construções que explicam porque as notícias são como são. Como o discurso é um processo dinâmico com sentidos em disputa, abre-se a possibilidade de pensarmos por que as notícias não são diferentes, outras, plurais? Ao propor um novo lugar para as notícias, evidencia-se a contribuição essencial dos pressupostos do Jornalismo Ambiental, seu papel questionador dos caminhos possíveis em relação ao meio ambiente, seu compromisso com o saber ambiental e com a construção da cidadania.

Este livro discute os enquadramentos jornalísticos das revistas semanais brasileiras sobre a Rio+20, mostrando que o viés econômico é dominante na cobertura, esmiuçando a racionalidade econômica hegemônica que não considera os demais saberes, e busca encobrir a complexidade ambiental. No entanto, alguns deslizamentos de sentido são apontados, demonstrando que há uma disputa de sentidos na leitura do mundo contemporâneo, que ainda está em aberto: Entre o clima e a economia, qual caminho seguir?

 

Informações adicionais

Autor Cláudia Herte de Moraes
Acabamento PDF
ISBN 978-85-7917-359-2
Ano de Publicação 2016
Edição 1
Sobre o autor Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação (Unisinos) e doutora em Comunicação e Informação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS). Com atuação na área desde os anos 1990, a autora é professora na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, no campus Frederico Westphalen. Líder do Grupo de Pesquisa Midiação - Educomunicação e Meio Ambiente (CNPq-UFSM) e Membro do Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (CNPq-UFRGS).
• Código do produto: 418786
• Quantidade mínima: 1
Veja também