Design de moda: reflexões no caminho da moda

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O Design de Moda é uma área muito abrangente e complexa. Fato que contrapõe diretamente os discursos e pensamentos que insistem em considerar que esse é apenas o universo do supérfluo, da superficialidade, do glamour e da efemeridade. Essa área surge da integração e somatória de dois campos de ação também muito complexos, o design e a moda. Esses campos cresceram em importância a partir do advento do capitalismo e mediante a sociedade de consumo. 

Os objetos e produtos resultantes do design de moda estão relacionados aos acessórios, complementos e vestuários relacionados ao corpo, a casa, ao ambiente, ao trabalho, aos transportes, a comunicação e ao entretenimento. Também se encontra nesse universo o desenvolvimento de materiais, tais como tecidos e aviamentos, bem como a criação de estampas e padrões para a superfície e textura de materiais e objetos em geral provenientes de diferentes tipos de indústria e de serviços, tais como a automotiva, esportes, ambientação e interiores, visual merchandising, produção de moda, figurinos para espetáculos, games, cine e TV, entre tantos outros setores e segmentos.

Hoje, no Brasil, a realidade da área do Design de Moda nos traz o cruzamento de importantes setores, tais como o ensino, a pesquisa, o mercado profissional, as relações econômicas produtivas, as relações político-econômicas e socioculturais.

Nesse livro, reunimos reflexões desenvolvidas no decorrer ou como o resultado de pesquisas que dizem respeito a um ou outro aspecto dos segmentos relacionados ao design de moda. Dessa forma, temos aqui tratados aspectos históricos do vestuário infantil e da joalheria brasileira; aspectos educacionais relacionados ao ensino da modelagem e do desenho de moda; aspectos criativos e produtivos a partir de análise e estudos projetuais construtivos e desconstrutivos; aspectos do vestuário a partir de abordagens projetuais relacionadas aos uniformes, às roupas profissionais e às roupas infantis; aspectos políticos econômicos e sociais que são tratados a partir da discussão do desenvolvimento sustentável aplicado ao design de moda. 

Informações adicionais

Autor Marizilda dos S. Menezes e Monica Moura (orgs.)
Formato 16x23cm
Páginas 172
Acabamento Brochura
ISBN 978-85-7917-228-1
Ano de Publicação 2013
Edição 1
• Prazo para postagem:
• Código do produto: 405FB1
• Quantidade mínima: 1
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