O financiamento sindical (e outros estudos)

R$ 22,00
Quantidade disponível: 98

Com a globalização da economia e seus impactos diferenciados em cada país, ganhou terreno, a partir dos anos 1990, o debate sobre a necessidade de se reformar a legislação sindical e trabalhista nacionais, consideradas, em geral, extremamente rígidas para responder às novas necessidades de mercado. Dentre os temas em evidência, no interior do mesmo debate, está o referente à fonte de financiamento dos sindicatos e recursos obtidos por estes junto ao Estado e ao patronato.

O estudo aqui desenvolvido procura resgatar a temática das formas de financiamento para o funcionamento das organizações sindicais e fornecer subsídios para as entidades do gênero no Brasil. Afinal, dentre os debates freqüentes nos atuais intentos de realização da reforma trabalhista e sindical no país está o referente aos impostos sindicais e outras formas de recursos que, no entender do governo do presidente Luis Ignácio Lula da Silva, bem como de diversos analistas, tem favorecido a proliferação dos “sindicatos de gaveta” e sem representatividade.

Trata-se de estudo eminentemente empírico, onde estão contempladas as situações de financiamento sindical na Itália, Bélgica, Suécia, Inglaterra, Alemanha e França. 

 

Informações adicionais

Autor Ariovaldo Santos
Formato 10x18cm
Páginas 132
Acabamento Brochura
ISBN 978-85-7917-221-2
Ano de Publicação 2011
Edição 1
Sobre o autor O autor Altamir Botoso é Mestre e Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus de Assis-SP e possui graduação em Letras – Português/Inglês/Espanhol/Francês e Italiano.
• Prazo para postagem:
• Código do produto: 405C13
• Quantidade mínima: 1
Veja também