Economia, Sociedade e Relações Internacionais

R$ 39,00
Quantidade disponível: 20

Perspectivas do Capitalismo Global

A gravura da capa do livro intitula-se “O Triunfo da Morte”, de Pieter Bruegel, “o Velho”. Foi pintada em 1562. É a expressão fantástica do cenário primordial do inicio da Idade Moderna, onde pragas, epidemias e guerras religiosas e políticas assolaram a Europa. Naquele período histórico da “assim chamada acumulação primitiva” do capital, como diria Karl Marx, falou-se em “castigo divino”, como se não houvesse possibilidade de salvação para a humanidade.

Vivemos na época da globalização com os interesses dos oligopólios mundiais organizando o espaço-tempo da acumulação de riqueza abstrata e da reprodução social. É claro que pragas, epidemias e guerras religiosas e políticas não assolam mais o centro desenvolvido do sistema mundial do capital como nos tempos de Bruegel. Entretanto, em grande parte do resto do mundo, com destaque para regiões extensas da Ásia, Oriente Médio e inclusive América Latina, viceja o que podemos denominar de barbárie social. Nesta hinterlândia não-capitalista mas vinculada ao modo planetário de reprodução do metabolismo social do capital, o exército da morte triunfa, com mais de um bilhão de pessoas do mundo sendo forçada a reproduzir suas condições de existência de forma desumana.

Por outro lado, ocorrem novos fenômenos na economia política, relações internacionais e antropologia social da mais alta relevância, seja no campo da intensificação de fluxos migratórios da força de trabalho, seja no campo dos movimentos sociais na cidade e no campo, sob o estigma da exploração e da exclusão social, com destaque para o Brasil. De certo modo, os ensaios deste livro contribuem para uma interpretação dos novos tempos do capitalismo global.
 

Informações adicionais

Autor Francisco Luiz Corsi, Rosangela Vieira et alii (Org.)
Formato 14x21cm
Páginas 218
Acabamento Brochura
ISBN 85-99728-12-1
Ano de Publicação 2009
Edição 1
Sobre o autor Francisco Luiz Corsi é professor de economia da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP. Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP, publicou entre outras obras, Estado Novo: política externa e projeto nacional (Editora UNESP, 2000, 304 p). Rosângela de Lima Vieira é doutora em História pela UNESP de Assis/SP. Atualmente é professora efetiva do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, campus de Marília. Seus estudos e pesquisas concentram-se nas áreas de historiografia, teoria da história e história econômica. Marcos Cordeiro Pires é doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da FFC-UNESP-Marília, onde leciona Economia Política nos cursos de Ciências Sociais e Relações Internacionais. É autor dos livros Formação Econômica do Brasil (Thomson-2002) e Economia para Administradores (Saraiva-2006). Atualmente pesquisa sobre as transformações econômicas e sociais recentes da República Popular da China. José Marangoni Camargo é doutor em Economia pelo IE/UNICAMP e Professor de Economia da FFC/UNESP - Campus de Marilia.
• Prazo para postagem:
• Código do produto: 400E54
• Quantidade mínima: 1
Veja também