Retórica e Retoricidade: a construção do discurso persuasivo na mídia

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É comum que uma grande maioria das pessoas julgue o ato de escrever uma tarefa simples, afinal, todos nós aprendemos o básico sobre a escrita e a organização dos pensamentos assim que entramos na escola.

Porém, para os profissionais da comunicação, redigir e transmitir as informações de forma clara é uma tarefa complexa, que exige cuidado e imparcialidade, uma marca registrada do jornalismo sério.

Contudo, é inevitável encontrar em notícias e textos publicitários elementos reguladores da comunicação, estratégias de montagem de texto com o propósito de obter e manter a atenção do leitor, levando-o a acreditar no que lhe é transmitido.

Este livro tem o objetivo de verificar como se processa essa persuasão através das marcas deixadas no texto pelo enunciador. Uma leitura que traz o minucioso trabalho de interpretação realizado através da análise de fotos e textos de editoriais do jornalismo impresso, bem como textos radiofônicos e televisivos, nos quais se manifestam aspectos relacionados ao raciocínio, à emoção e à ética.
 

Informações adicionais

Autor Maria Angélica Seabra Rodrigues Martins
Formato 16x23cm
Páginas 144
Acabamento Brochura
ISBN 978-85-99728-88-8
Ano de Publicação 2009
Edição 1
Sobre o autor Doutora em Linguística e Língua Portuguesa e Mestre em Estudos Literários e Semiótica pela Unesp-Araraquara; professora de Língua Portuguesa do Departamento de Ciências Humanas da FAAC-Unesp-Bauru, onde leciona para cursos da área de Comunicação Social (Rádio e Televisão, Relações Públicas e Jornalismo). Também é pesquisadora e docente das áreas de Educação de Linguística, com ênfase em produção de textos. Lecionou Didática e Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa na UFSCar; e coordenou o curso de Letras, priorizando a formação de professores.
• Prazo para postagem:
• Código do produto: 400E2E
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