Educação, mídia e cognição

R$ 45,00
Quantidade disponível: 13

Neste livro procurou-se reunir textos de autores variados, apresentando suas óticas para os diferentes problemas no ensino, bem como as possíveis soluções, no sentido de oferecer alternativas para auxiliar, principalmente, estudantes das licenciaturas e professores em exercício nas escolas de ensino fundamental e médio, no desempenho do magistério na atualidade.

Nos últimos quarenta anos a Educação no Brasil passou por mudanças profundas no tocante aos métodos de ensino e aprendizagem, em que o sistema de ensino tradicional foi gradativamente sendo substituido pelo construtivista, em uma abordagem que delegou ao aluno o desenvolvimento do processo, cabendo ao professor a posição de superior do saber.
Simultaneamente, a televisão invadiu os lares brasileiros instituindo novos valores: o audiovisual tornou-se regra; o mundo, mais dinâmico. Em uma aproximação entre a escola e a mídia televisiva surgiram livros com ilustrações mais elaboradas e coloridas, com textos mais curtos e em uma linguagem mais próxima da variante oral.

Com base nesses novos parâmetros, o ensino afastou-se dos clássicos destinados à literatura infantil, adotando novos textos, com temática mais moderna.

A aproximação com a internet, nos anos seguintes, se por um lado propiciou a facilidade de pesquisa; por outro, também motivou a superficialidade, a incapacidade de explorar um tema em profundidade e o afastamento da norma culta padrão. Um dos resultados desse processo foi o surgimento de alunos com dificuldade de raciocínio crítico e questionador, de elaboração de textos dotados de coesão e de coerência.
 

Informações adicionais

Autor Maria Angélica Seabra Rodrigues Martins
Formato 16x23cm
Páginas 262
Acabamento Brochura
ISBN 978-85-7917-157-4
Ano de Publicação 2010
Edição 1
Sobre o autor Doutora em Linguística e Língua Portuguesa e Mestre em Estudos Literários e Semiótica pela Unesp-Araraquara; professora de Língua Portuguesa do Departamento de Ciências Humanas da FAAC-Unesp-Bauru, onde leciona para cursos da área de Comunicação Social (Rádio e Televisão, Relações Públicas e Jornalismo). Também é pesquisadora e docente das áreas de Educação de Linguística, com ênfase em produção de textos. Lecionou Didática e Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa na UFSCar; e coordenou o curso de Letras, priorizando a formação de professores.
• Prazo para postagem:
• Código do produto: 400D18
• Quantidade mínima: 1
Veja também