A Reescritura da História em "O Mundo Alucinante" de Reinaldo Arenas

R$ 45,00
Quantidade disponível: 13

O objetivo deste livro é estudar a recriação da história do frei dominicano Servando Teresa de Mier Noriega y Guerra (1763-1827) no romance O mundo alucinante (1966), do escritor cubano Reinado Arenas (1943-1990).

Partimos do pressuposto de que o personagem, que teve atuação relevante nas lutas pela Independência das colônias americanas, ocupa um lugar secundário na História, contrariamente ao que se verifica no discurso ficcional, que o eleva à condição de um herói como aquele dos romances românticos, incorruptível, pronto a auxiliar a todos aqueles que são oprimidos, enfim, um ser superior, com qualidades ímpares, que lhe garantem um estatuto heróico.

Para comprovar o nosso pressuposto, este estudo analisa os procedimentos narrativos que estruturam a obra de Arenas, distinguindo a intertextualidade como recurso predominante. Além disso, por seu alto grau de experimentalismos lingüísticos e sua radicalidade poética, manifestados no uso de técnicas variadas como a multiplicação de pontos de vista e a fragmentação discursiva, interpretamos este romance como obra que realiza, na imanência da linguagem, os postulados da pós-modernidade.

O livro de Arenas conjuga assim, na sua construção, dois expedientes narrativos extremos, os elementos próprios do discurso pós-moderno e os elementos inerentes ao paradigma do herói romanesco, revelando que a poética pós-moderna é um espaço que incorpora o novo e o tradicional, impondo uma tensão que dinamiza o universo poético.
 

Informações adicionais

Autor Altamir Botoso
Formato 16x23cm
Páginas 288
Acabamento Brochura
ISBN 978-85-7917-120-8
Ano de Publicação 2010
Edição 1
Sobre o autor Altamir Botoso é Mestre e Doutor na Área de Teoria Literária e Literatura Comparada pela UNESP – Unversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – Campus de Assis-SP. Além disso, possui graduação em Letras – Português/Inglês/Espanhol/Francês e Italiano.
• Prazo para postagem:
• Código do produto: 400D02
• Quantidade mínima: 1
Veja também